Atendimento:

Telefone: (41) 3206-0214

Whats: (41) 99243-5421

É seguro tomar a vacina da gripe durante a gestação?

É seguro tomar a vacina da gripe durante a gestação?

Sim, é seguro tomar a vacina da gripe durante a gestação. Na verdade, o Centro para Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda a vacina para todas as gestantes, especialmente durante o pico sazonal de gripe (tipicamente entre junho e setembro).

Tomar a vacina da gripe durante a gestação pode ajudar a:

1. Prevenir a gripe e suas complicações para a gestante.

A gravidez representa um esforço extra para o coração e os pulmões da gestante, afetando também seu sistema imune. Esses fatores aumentam o risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe.

2. Prevenir problemas gestacionais decorrentes da gripe.

Contrair a gripe durante a gestação pode aumentar o risco de aborto, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer.

3. Proteger o bebê após o nascimento.

Os bebês têm risco elevado de desenvolver sintomas severos da gripe, mas só podem ser vacinados a partir dos seis meses de vida. Se a gestante tomar a vacina durante a gestação, os anticorpos produzidos por seu corpo passam para o bebê através da placenta, ajudando a protegê-lo contra a gripe. Um estudo realizado em 2011 mostrou que bebês cujas mães tomaram a vacina da gripe durante a gestação tiveram quase 50% menos chance de serem internados durante o pico sazonal de gripe do que aqueles que nasceram de gestantes não vacinadas.

A vacina é produzida a partir do vírus inativado, portanto é segura tanto para a gestante quanto para o bebê, durante todo o curso da gestação. Como o vírus inativado não é capaz de infectar o organismo, tomar a vacina não provoca a gripe.

Se a gestante for alérgica a ovos, recomenda-se conversar com o médico antes de tomar a vacina. Como vacina contém pequenas quantidades de proteína derivada de ovo (albumina), em alguns casos ela pode desencadear uma reação alérgica. Assim, por segurança, recomenda-se que a gestante fique sob observação médica por pelo menos 30 minutos após tomar a vacina.

 

Fonte: Mayo Healthy Lifestyle – Pregnancy Week by Week