Atendimento:

Telefone: (41) 3206-0214

Whats: (41) 99243-5421

Genotipagem IL28B: farmacogenética aplicada à hepatite C

Genotipagem IL28B: farmacogenética aplicada à hepatite C

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 150 milhões de pessoas apresentam infecção pelo vírus da Hepatite C (HCV), que é a principal causa de cirrose e hepatocarcinoma no mundo. Atualmente, 350 mil pessoas morrem anualmente devido à doença no fígado causada por este vírus. Alguns dos fatores preditivos de cura para a infecção por HCV são o genótipo do vírus infectante, o estado do fígado e carga viral.

Testes genéticos realizados para auxílio diagnóstico e terapêutico têm sido cada vez mais incorporados ao arsenal clínico utilizado pelos profissionais da saúde para abordagem de diversas doenças, visando o tratamento individualizado, mais eficaz e com menos efeitos colaterais. Nessa direção, estudos de associação genômica ampla (GWAS) mostraram que o genótipo IL28B, gene que codifica uma citocina que exerce uma importante função na defesa do organismo contra a infecção pelo HCV, tem uma forte associação com o padrão de resposta ao tratamento com Peg-interferon e ribavirina. A chance de resposta viral sustentada para indivíduos com genótipo favorável do IL28B é em média de 70%, contra 30% para os de indivíduos com genótipo desfavorável.

No Brasil, a partir de 2013 o Estado vai oferecer novas opções de tratamento contra o vírus da hepatite C, como as drogas  inibidoras de protease Telaprevir e Boceprevir. Diferentemente do Peg-interferon, que é um modulador da resposta imune do hospedeiro, os novos tratamentos agem diretamente contra os vírus. Como estes antivirais podem ocasionar diversos efeitos colaterais, a genotipagem IL28B é uma ferramenta diagnóstica muito útil para a escolha terapêutica dos pacientes virgens de tratamento. Dependendo do genótipo IL28B do paciente, o médico tem a opção de prescrever a terapia dupla (associação de Peg-interferon e ribavirina) para os que pacientes que possuem o genótipo IL29B favorável, ou tripla (associação de Peg-interferon, ribavirina e inibidor de protease) para aqueles com o genótipo desfavorável.

O laboratório Genoprimer realiza o teste de genotipagem IL28B, para o qual é utilizada tecnologia de última geração em Biologia Molecular. Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e agendar sua coleta.